Acenda Uma Luz- Os Anjos do Fogo

Acenda Uma Luz- Os Anjos do Fogo

OS ANJOS DO FOGO
Eles são chamados de Anjos do Fogo, Salvadores de Vidas, especialistas em incêndio e tantos outros nomes e títulos respeitosos. Mas é o nome Bombeiro que os identifica como profissionais dos incêndios e de outros tipos de acidentes.

A PROFISSÃO de bombeiro iniciou, oficialmente, no Brasil, em 2 de julho de 1856, quando o Imperador Dom Pedro II, assinou o Decreto Imperial número 1.775, que regulamentava o serviço de extinção do fogo. Até então, quando acontecia um incêndio, tocavam os sinos na igreja mais perto. Imediatamente, homens, mulheres e crianças formavam filas junto ao poço mais próximo para tirar a água e, de mão em mão, os baldes iam passando até chegar ao local do incêndio.

A PREOCUPAÇÃO dos povos para com os riscos dos incêndios é muito antiga. O Código de Hamurabi, criado no século 17 antes de Cristo, no Império Babilônico, continha uma série de normas a respeito de incêndios. Mas a organização de um grupo especializado em combater incêndios só veio a existir no ano de 564 antes de Cristo, na China. Em Roma, a primeira brigada de incêndio foi oficializada no ano 24 antes de Cristo. O primeiro Corpo de Bombeiros militar surgiu 30 anos depois, em Roma.

ALÉM de atenderem os incêndios, os bombeiros atuam no resgate de pessoas em acidentes, colisões de veículos, casos clínicos urgentes e em todas as circunstancias em que há riscos de vida. Hoje os bombeiros também coordenam cursos de treinamentos, promovem palestras sobre segurança, vistoriam prédios e instalações e ainda realizam buscas e salvamento de pessoas em florestas, rios, açudes e em outros casos em que é necessário agir com treinamento especial.

A PROFISSÃO de bombeiro é uma profissão de risco, embora sejam raros os casos de morte porque eles são treinados para agir em situações difíceis. É sem dúvida, uma das profissões que têm mais respeito e maior credibilidade de parte das populações. Por isso mesmo são chamados de “Anjos do Fogo” e Salvadores de Vidas.

HOJE, em algumas cidades, além do Corpo de Bombeiros oficial, há também bombeiros voluntários que se dispõem a treinar adolescentes e jovens com vistas a construir uma cultura preventiva e abrir oportunidades para futuros profissionais.

PEDIMOS a Santa Bárbara, padroeira dos bombeiros, que abençoe e proteja esses dedicados profissionais a serviço da vida! Parabéns a vocês, Anjos do Fogo! Obrigado a vocês Salvadores de Vidas!
+ Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano
di.vianfs@ig.com.br

Dom Itamar Vian
Colunista

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: