Formação Cristã

O tema do Jovem em Açãodesta semana é: “Formação Cristã”.O papel do leigo na Igreja Católica tomou grandes proporções a partir do Concílio Vaticano II, meados de 1965. Mas qual seria o papel do leigo na igreja? Seu papel é importante para o trabalho evangelizador?

A resposta é imediata: é de FUNDAMENTAL importância.

No entanto, este trabalho não pode ser realizado sem sua devida importância e seriedade. Para que o leigo vista a camisa de Jesus Cristo é importante ele conhecer do que está falando, saber o que proclamar e como levar a palavra de Deus a todos os povos.

Com certeza no meio jovem também. Não é porque o jovem está “ocupado” com faculdade, profissão, namoro, que não possa conhecer para anunciar o evangelho.

Muitos ainda não tomaram conciência da importância da formação apostólica/biblica para o trabalho laical na igreja católica. Nós, jovens, devemos, seja de qual congregação / movimento / carisma pertencemos, construir as bases sólidas para levar Deus aos lares, familias, pessoas, enfim por onde caminhamos.

O trabalho de formação deve acontecer em todos os seguimentos: através da catequese, cursos bíblicos, formação do carisma de qual pertence, grupos de estudos, entre outros.

Vejamos: um jovem missionário se não tiver a bagagem espiritual e formação cristã, como levará o Reino de Deus aos homens dispersos do mundo moderno?

Tereza Cavalcanti, assessora Nacional dos Encontros de Comunidades Eclesiais de Base e do Centro de Estudos Bíblicos (CEMI), que também é professora do Curso de Teologia da PUC-Rio, defende a necessidade da formação dos leigos por considerar que não se pode transmitir ao outro aquilo que nem sequer se conhece. “A sociedade exige de pessoas adultas a consciência e responsabilidade pelas opções que tomam. Ao sermos batizados, ingressamos na comunidade daqueles e daquelas que fazem uma opção livre pela proposta de Jesus Cristo, ou seja, pelo Reino de Deus que Ele veio nos trazer. Ora, não se pode optar por algo que não se conhece bem, ou que se conhece superficialmente, enquanto outras escolhas na nossa vida são feitas com base em informações sólidas. Se somos católicos, porque herdamos essa confissão religiosa de nossos pais e mães, precisamos renová-la apoiados em convicções nossas, enquanto adultos, com a maior clareza possível sobre o conteúdo da nossa fé”, declara.

Exemplo do tema a destacar foi a Missão Jovem Palotina que aconteceu nos dias 3a6/06/2010 na cidade de Arapongas-PR, onde cerca de 260 jovens realizaram o trabalho missionário evangelizador em casas de familias da cidade; para que pudessem participar de tal trabalho, os jovens tiveram que passar por duas formações (a pré missão e o retiro proposto para o primeiro dia de missão). Acessem o site:http://www.juventudepalotina-brasil.blogspot.com/ e veja como foi tal evento.

Falando de formação, falaremos um pouco da “Comunidade Shalom”:

A Comunidade CatólicaShalom é oriunda da Renovação Carismática. Serve a Igreja por meio de uma consagração de vida. Tem como fim a evangelização e a formação de filhos de Deus. Somos chamados a ser, no interior da Igreja, discípulos e ministros da Paz; a acolher, viver e anunciar ao mundo a Paz que é o próprio Jesus (cf. Ef 2,14).

Nascida no meio dos jovens, a Comunidade surgiu de um ardente desejo de evangelizar os jovens mais afastados de Deus.

Somos uma Família! Celibatários, casais, sacerdotes, pessoas em discernimento do seu estado de vida, homens e mulheres, jovens e adultos. Todos unidos por uma consagração de vida, na pobreza, obediência e castidade, segundo o estado de vida que o Senhor nos chamar.

Ao encontrar os discípulos no Cenáculo, Jesus Ressuscitado disse-lhes: Paz a vós (Jo. 20,19) ou simplesmente, Shalom! (…) Ao doar a Sua paz aos discípulos, o Ressuscitado que passou pela cruz e que, por isso, traz suas marcas gloriosas, enviou-os ao mundo em Seu Nome e lhes deu o Seu Espírito para implantar, com o Seu poder, esta paz no coração de cada homem e de toda humanidade” (ECCSh, 1-2). Assim também somos chamados a ser anunciadores da Sua paz, a viver e proclamar a Sua paz, a levarmos com a nossa vida, nossa palavra e com o nosso testemunho, o Shalom de Deus aos corações. Sermos instrumentos de reconciliação do mundo com Deus, e anunciar com todo o nosso coração e com todas as nossas forças, a salvação de Jesus Cristo”. – Conheça mais: http://www.comshalom.org/

PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM!!! Mande um pouquinho da história e anseios do seu movimento… Lembrando, a SUA participação na discussão de temas sobre a Juventude é fundamental para nós: comentários, sugestões, por gentileza, enviar e-mails para:juventudepalotina.brasil@gmail.com. Faremos deste, um canal jovem para a promoção da VIDA CRISTÃ.

É isso Galera de Cristo, na semana que vem tem mais… ”Jovem em Ação”.

“A caridade de Cristo nos Impele” – São Vicente Pallotti

Abraços e fiquem com Deus

Marlon José Higino da Roza
Comissão Juventude Palotina do Brasil
juventudepalotina.brasil@gmail.commarlon.hroza@gmail.com

http://www.juventudepalotina-brasil.blogspot.com/
http://twitter.com/Juv_Palotina

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: